Planejamento de Site
Muitos clientes querem ter um site para venderem seus produtos e/ou serviços. Mas para chegar a esse produto final, é necessário passar por algumas etapas para que o site tenha condições de cumprir sua missão. Por isso deve-se ter planejamento de site. Algumas pessoas vêm um site bonito e querem um exatamente igual. Mas o que não consideram é que o “site bonito” agradou aos seus olhos porque ele foi projetado especificadamente para um determinado cliente, com objetivos predefinidos e para um público-alvo selecionado. E para cada caso, há uma solução adequada para atender suas necessidades. Assim, descrevo a seguir algumas etapas do planejamento de site.
BRIEFING
É um conjunto de informações sobre os objetivos e as atividades do projeto. Isso é obtido pesquisando sobre os dados do cliente, o perfil e necessidades do público-alvo, análise dos concorrentes e similares. Assim como as características da marca, as propostas do website, a identidade visual, resolução de problemas, e outros fatores. Com isso em mente, pode-se começar a elaborar o site e definir as estratégias para tal.
CONTEÚDO
O mais importante que você pode oferecer é um conteúdo original e interessante. Isso atrai novos visitantes e os mantém. A seguir, algumas dicas para redigir seus textos. Tenha cuidado com a ortografia, evite erros nos textos. Organize a hierarquia de suas matérias e verifique seus tópicos. Seja objetivo e coerente, comunique-se com seu público na mesma linguagem para criar sintonia. Traga novas abordagens sobre os assuntos mencionados, sempre tente inovar. Complemente suas matérias com links externos e internos, para quem quiser se aprofundar nos assuntos. E se tiver que demonstrar sua opinião, que seja de forma clara e respeitosa, afinal, todos têm sua própria opinião.
SITEMAP
Para termos uma noção de quantas páginas seu site deve ter, precisamos organizar uma estrutura para elas. Quais são as que necessitarão de ramificações, como elas estarão relacionadas e como acessá-las. Um sitemap serve como uma representação da hierarquia das suas páginas, como um mapa. Isso é benéfico para quem quer classificar as informações contidas nelas. Também se o site tem muito conteúdo a ser atualizado e postado. E para ajudar os robôs do google a acharem mais facilmente o que procuram no seu site.
LAYOUT
É aqui que definimos o visual inicial do site através de wireframe (protótipo das páginas do site). Sua navegação, usabilidade, versões responsivas e onde os elementos do site ficarão posicionados. Como logos, cabeçalho, rodapé, cores, menu, formulários, textos, fotos, vídeos, botões, contato, etc. .
RESPONSIVO
Sua página pode ser acessada por qualquer dispositivo, e todos têm variados tamanhos de tela. Por isso, o layout tem que ser automaticamente flexível para caber em qualquer formato de visualização. O que muda seu visual e seus elementos de lugar. Essas adaptações são necessárias para manter a usabilidade.
DOMÍNIO
Um domínio é o registro onde sua página será encontrada e acessada na internet. Escolha o nome mais simples, curto, memorável e descritivo que melhor te representa e que esteja disponível. E existem diversas extensões para complementar seu domínio, de acordo com seu ramo de atuação. Ex: com.br (atividades comerciais), edu.br (instituições de ensino superior), gov.br (instituições de governo federal), art.br (atividades artísticas) e muito mais. O domínio fica registrado por 12 meses, sendo renovado periodicamente.
HOSPEDAGEM
Para que sua página esteja no ar, é preciso contratar o serviço de hospedagem de um provedor. Isso permitirá que seus arquivos fiquem disponíveis na internet o tempo todo e tenha o suporte necessário. Existem diversos planos que variam conforme o tempo total de hospedagem, complexidade, tráfego, armazenamento e outros requisitos.
REDES SOCIAIS
Mesmo a página sendo sua principal mídia, utilize as redes sociais para relacionar, informar e promover. Isso ajuda muito para torná-lo mais conhecido e acessível para o público. Facebook, youtube e instagram são algumas das plataformas mais usadas pelos clientes. Em quais redes deve-se investir dependerá do perfil do público e do objetivo do projeto. O atendimento e a reciprocidade com as pessoas dará mais credibilidade à sua marca e melhora seu posicionamento na internet.
TESTE DE USABILIDADE
É necessário que usuários testem o website para sabermos se eles conseguiram atingir seu objetivo com a proposta predefinida dele. Para isso, algumas pessoas do perfil do público-alvo realizarão tarefas propostas para testar a navegabilidade e suas funções. No final, esses usuários darão sua opinião para sabermos se o site cumpriu seu propósito. Assim, analisaremos que modificações podemos fazer para obtermos resultados melhores.
Como vocês puderam ver, há muito no que pensar e analisar para construirmos um website de sucesso. Mas com planejamento, conteúdo, precauções, esforço e criatividade, tenho certeza que seu site atrairá muitos seguidores. Ficamos por aqui e até o próximo post, muito obrigado a todos!
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