Cores: Conceito
As cores são nossa percepção visual, estimulada pelas faixas luminosas captadas pelas retinas e transmitidas para o sistema nervoso. A luz branca, quando é decomposta por um prisma, origina as cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), como num arco-íris. A cor preta é a ausência de luz. Percebemos a variedade de cores pela capacidade da matéria em absorver e refletir seletivamente as parcelas de luz recebidas. Assim, percebemos a cor de um objeto porque ele reflete as parcelas de luz correspondentes àquela cor e absorve as demais.
TEORIA DAS CORES
Teoria das cores é o estudo sobre as cores e sua influência no ser humano, além de sua utilização para transmitirmos sensações, mensagens e significados de acordo com nossos propósitos. Seu sistema é baseado na decomposição das luzes e na natureza das cores. Apesar de atualmente sabermos que este modelo é cientificamente incorreto, ainda é muito usado na psicologia, na publicidade e nas artes plásticas.
CÍRCULO CROMÁTICO
As cores do espectro visível, as que são percebidas pelo olho humano, são representadas utilizando um círculo cromático.Também conhecido como círculo de cores, é um gráfico de pizza de 12 fatias, cujas cores estão organizadas pela frequência de luz. É usado como um guia rápido para identificar facilmente as características das cores e suas relações. O Círculo cromático é composto pelas 12 cores do espectro. São 3 primárias (vermelho, azul, amarelo), 3 secundárias (verde, laranja, violeta) e 6 terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado).
Cores Primárias
São as cores puras, sem origem a partir da combinação de outras cores. São 3 cores: vermelho, amarelo e azul. Elas possuem uma cor secundária como complementar.
Cores Secundárias
São criadas misturando 2 cores primárias, misturadas em iguais proporções. São 3 cores: verde (azul + amarelo), laranja (amarelo + vermelho) e roxo ou violeta (vermelho + azul). Possuem uma cor primária como complementar.
Cores Terciárias
São criadas misturando uma cor primária e outra secundária.São 6 cores: vermelho-arroxeado (vermelho + roxo), vermelho-alaranjado (vermelho + laranja), amarelo-esverdeado (amarelo + verde), amarelo-alaranjado (amarelo + laranja), azul-arroxeado (azul + roxo) e azul-esverdeado (azul + verde). Elas possuem uma cor terciária como complementar.
TEMPERATURA DAS CORES
A temperatura das cores é algo subjetivo, baseado nas experiências e percepções das pessoas. Portanto, a temperatura das cores também é relativa quando comparadas. Por exemplo, uma cor amarela parecerá menos quente comparada com uma vermelha, mas ficará mais intensa se comparada com uma cor azul. Assim, elas são classificadas em quentes, frias e neutras.
Cores Quentes
São cores vibrantes e alegres que transmitem sensação de calor (vermelho, laranja e amarelo). Estão associadas à vitalidade, dinamismo, excitação e movimentação.
Cores Frias
São cores estáticas e suaves que transmitem sensação de frio (azul, verde e violeta). Estão associadas à tranquilidade, relaxamento, introspecção e seriedade.
Cores Neutras
São cores neutras que reúnem as cores que não transmitem nenhuma das sensações anteriores. As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza, além de todas as possíveis tonalidades e intensidades, como o bege e o marrom. Portanto, essas cores não possuem muito reflexo e não estão presentes no círculo cromático.
Atenção
Muitos consideram o verde-amarelado como quente e o vermelho-violeta como fria, devido ao percentual de, respectivamente, amarelo e azul em suas composições. Entretanto, baseado na regra que as cores quentes da natureza estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue, enquanto as do frio estão associadas ao gelo, à água e à lua, além desse círculo ter apenas as divisões básicas, classifiquei assim a divisão para uma compreensão mais ampla.
AS 3 PROPRIEDADES DAS CORES
Matiz/Tom
É a singular característica que nos permite diferenciar visualmente uma cor da outra. É a própria cor em estado puro, sem adição de preto ou branco. Isso se aplica para todas as cores primárias, secundárias ou terciárias. As tonalidades das cores são formadas pelos diferentes comprimentos de onda de luz, que são expressas como um valor entre 0 e 360 no círculo cromático.
Saturação
É a proporção de cinza encontrada em relação à matiz das cores. Quanto maior a saturação da cor, menor proporção de cinza ela tem e mais próxima da matiz pura a cor se encontra, ficando mais vívida, ativa e brilhante. Assim, a máxima saturação de uma cor equivale a seu próprio comprimento no espectro visível. Quanto menor a saturação, maior proporção de cinza a cor tem e mais opaca ela fica, assumindo um tom de cinza. Assim, a dessaturação de uma cor é a proporção de um matiz em relação ao preto, branco, cinza ou à sua cor complementar. Cores diferentes podem ter o mesmo valor de saturação.
Brilho
Também conhecido como intensidade ou valor tonal, é a capacidade da cor de refletir a luz branca, tornando a matiz mais clara ou mais escura, misturando a cor da matiz com diferentes proporções de branco e preto, independente de sua saturação. As cores mais claras têm um alto valor tonal e refletem mais luz (tonalidade). E as cores mais escuras têm um baixo valor tonal e absorvem mais luz (sombras). Assim, podemos perceber diferentes sensações de espaço, volume e contorno nas imagens.
HARMONIA DAS CORES
Harmonia Monocromática
É a utilização de uma única matiz, variando somente seu brilho para obter diversos valores tonais.Resulta numa harmonia simples e elegante, porém com pouco contraste.
Harmonia Análoga
São 3 cores vizinhas, normalmente uma cor primária e suas adjacentes. Apesar do pouco contraste, tem uma harmonia mais agradável e similar às cores da natureza.
Harmonia Complementar
São cores diretamente opostas no círculo cromático. Combinação de alto contraste e atração, mas o ideal é escolher uma cor quente e outra fria. Além de decidir qual será a cor dominante e qual será a complementar.
Harmonia Triádica
São 3 cores separadas pela mesma distância no círculo cromático. Apesar de não ter tanto contraste quanto a complementar, essa harmonia tem grande contraste visual, é bem balanceada e rica em cores. Porém, deve-se escolher uma ou duas cores em menor quantidade para equilibrar melhor o layout.
Harmonia Complementar Dividida
É a combinação de uma cor com as cores vizinhas de seu oposto direto no círculo cromático. Apesar de ser uma harmonia mais difícil de balancear, ela é mais variada e suave, mantendo o contraste e força visual.
Harmonia Tetrádica
São 2 pares de cores complementares. É a combinação mais difícil de se trabalhar, pois se as proporções forem iguais para todos, causará desequilíbrio na imagem. Mas se bem aplicadas, suas cores complementares deixarão a arte bem vívida e rica.
SISTEMAS DE CORES
Cores Aditivas e RGB
Cores Aditivas são as cores baseadas nas emissões da luz solar, que são vistas pela decomposição das mesmas através de um prisma. E denominam-se aditivas porque, quando unimos todas, resultam na luz branca. Suas cores primárias são vermelho, verde e azul. Suas cores secundárias são ciano (azul + verde), magenta (azul + vermelho) e amarelo (vermelho + verde). O seu sistema de reprodução é o RGB (Red, Green e Blue). O RGB é utilizado para reproduzir cores nas mídias baseadas cujas projeções são baseadas em luz; como monitores, câmeras, scanners, etc.
Cores Subtrativas e CMYK
As cores subtrativas são pigmentos primários que reduzem a luz refletiva nos suportes aplicados, que geralmente são brancos. Pigmentos são cores extraídas da natureza; de materiais de origem animal, vegetal ou mineral; através de processos industriais. Suas cores são o ciano, a magenta, o amarelo e o preto. E o seu sistema de reprodução é o CMYK (cyan, magenta, yellow e key=black). A união das primeiras três cores resulta numa cor próxima do preto, mas devido a métodos de impressão, a cor preta do CMYK só é utilizada conforme cada caso. Por isso, esse modo de impressão é utilizado para reproduzir cores em suportes físicos como papel, tecidos, metal, etc.
Procurei fazer uma matéria que esclarecesse as principais dúvidas que vocês poderiam ter sobre cores, de forma mais prática e simples possível. Então obrigado, mais uma vez, pela atenção de vocês e espero vê-los em breve. Até logo!
Sobre o Autor