Os Personagens da DreamWorks
Encontre seus personagens favoritos na DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela. O estúdio de animação, cujo um dos fundadores é Steven Spielberg, exibe uma mostra fascinante no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio, de 6 de fevereiro a 15 de abril de 2019, entrada gratuita. Com centenas de itens de seu acervo (desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais), além de vídeos e painéis explicativos, os visitantes aprendem muito sobre o processo de animação. Apesar de diversas produções estarem na mostra, as animações que tem maior destaque neste evento são Shrek, Como Treinar Seu Dragão, Kung Fu Panda, Madagascar e Os Croods. Nesta matéria, mencionarei alguns itens que merecem mais informações e detalharei sobre outros métodos de criação expostos no evento.
A EXPOSIÇÃO
A exposição está dividida em cinco partes, sendo três no segundo andar e duas no térreo. No segundo andar, as três seções estão separadas por temas e cores. Characters (amarela) exibe os primeiros esboços, maquetes esculpidas e até as imagens computadorizadas que vários artistas talentosos criaram para os personagens; Story (vermelha) mostra como os roteiristas pegam contos tradicionais e de outras mídias para criarem novas versões, quando não desenvolvem uma história inédita; e World (cinza) comprova que para construir um ambiente imaginário original, é preciso o esforço de diversos artistas, usando referências reais e artísticas para acrescentar autenticidade e características únicas a esses mundos.
ARTE CONCEITUAL
Diversas ilustrações estão espalhadas pela exposição, nelas comtemplamos versões diferentes dos famosos personagens da DreamWorks. O objetivo principal disso é testar qual desses desenhos representa melhor os personagens antes de ser usado nas animações. Através de olhares diferentes, as imagens mostram detalhes dos personagens e o planejamento de algumas cenas, ganhando assim formas e cores interessantes. Assim essas versões são avaliadas e os detalhes, os movimentos e as regras são corrigidas até serem aprovadas pelo diretor, de acordo com a temática do filme, seu público-alvo e outros requisitos.
SILHUETAS
A princípio, o telespectador deve ser capaz de reconhecer facilmente os personagens e suas funções na história. Portanto, a concepção do personagem deve-se manifestar claramente na sua silhueta e nas suas poses. Certamente isso dará um apelo a mais à narrativa. Sendo assim, as formas geométricas ajudam a definir a silhueta dos personagens e as sensações que ela transmite ao espectador, já que as mesmas possuem diferentes significados conforme o contexto. Por exemplo, algumas silhuetas formadas basicamente por círculo, podem passar a sensação que o personagens são fofos ou amigáveis. Portanto, o personagens terão que ser bem reconhecíveis e distintos dos outros. Afinal, o princípio do exagero é crucial em diversas obras, como nos filmes animados, inclusive nos da DreamWorks.
ESCULTURAS
Primeiramente, antes de serem modelados em softwares 3D, os personagens são esculpidos numa base formada por um esqueleto de arame. Posteriormente, são recobertos manualmente em argila ou clay (um tipo de massa adequada para esse serviço). Como resultado, entendemos melhor sua anatomia e como as luzes e as sombras interagem na escultura. Além disso, se tornará a principal referência na hora de modelar o personagem no computador. Dessa forma, o profissional estuda a mobilidade dos personagens e a visualização de outros detalhes como roupas, cabelos, etc. O que ajuda ainda mais é desenhar a malha poligonal (conjunto de faces, geralmente de triângulos ou quadriláteros, que definem um objeto tridimensional) na própria escultura, facilitando assim sua modelagem digital.
PALETA DE CORES
A paleta de cores é utilizada com a finalidade de caracterizar um cenário ou personagens. Dessa forma, facilita a associação emocional deles com os espectadores, reforça a organização dos elementos de seu design e o simbolismo que deve representar. Também ajuda os outros profissionais na consistência das cores nas mídias futuramente usadas. Todavia, seu uso inapropriado prejudicará sua função na história, ao invés de ajudar. Portanto, temos que considerar certas questões relacionadas a cores: temperatura, contraste, harmonia, simbolismo, saturação, etc.
STOP MOTION
Clay animation é uma técnica de animação onde cada objeto é feito de plasticina, barro ou outro material de modelagem. Essa animação de massinha é uma das variações de stop motion. Geralmente, utiliza-se uma estrutura de arame, relativamente flexível, para reforçar as esculturas de massa. Mas dependendo da utilização e do desgaste, pode-se usar modelos de diversos materiais. Os objetos são movimentados e fotografados quadro a quadro. São necessários aproximadamente 24 quadros para criar um segundo de animação. Dependendo do processo, são tiradas até 600 fotos ou mais. Então, com estas imagens, montam-se as sequências das animações.
AARDMAN STUDIOS
A Aardman, fundada em 1972 por Peter Lord e David Sproxton, é um estúdio de animação britânico localizado em Bristol. Também conhecida como Aardman Animations ou Aardman Studios, fez uma parceria com a DreamWorks por seis anos (2000 a 2006). Seus melhores filmes nesta parceria foram A Fuga das Galinhas (2000) e Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005).
ADAPTAÇÕES DE ROTEIROS
Quando os roteiros não são originais da DreamWorks, ou seja, baseados em outras obras como livros, são necessárias algumas mudanças para que a história transcorra melhor num longa animado. Logo, isso pode desagradar os fãs das obras originais, mas existem várias razões para essas alterações serem realizadas. Alguns dos motivos são: faixa etária que o filme pretende atingir; atender as tendências atuais da sociedade; limitação de tempo do filme; história mais dinâmica e compreensível ao público. Como resultado, isso pode acontecer: o conteúdo ser alterado, ficando mais maduro ou leve; trechos das obras serem descartados, alterados, combinados com outros ou recriados; os personagens mudarem sua etnia, raça, sexo, visual ou personalidade; as relações entre os personagens podem ficar mais simples, mudar sua intensidade, acumular funções, serem descartadas.
CENÁRIOS
A construção do mundo onde os personagens vivem é essencial para que eles interagem entre si e com o cenário. Uma vez que ajuda os espectadores a se situarem na história em termos de localização e tempo. Para isso, os artistas compõem um extenso arquivo de referências temáticas e visuais para conceber mundos incríveis e verossímeis. Também há outras razões específicas para se compor um cenário. Eventualmente, o ambiente pode transmitir uma sensação de perigo, por exemplo, utilizando elementos visuais e cores que remetem a isso. Outra função é refletir a personalidade de alguns personagens, como nas casas deles. Além disso, pode-se usar o ambiente para mostrar uma realidade ou percepção diferente do restante da história. Enfim, como os sonhos ou as percepções individuais dos personagens.
MAQUETES
Para uma visão mais completa dos cenários mais importantes da animação, é necessário a construção de maquetes. São modelos em escala reduzida de um projeto de arquitetura, engenharia, topografia ou cenografia. Portanto são feitos com os mais diversos materiais para representar a obra de forma verossímil. Juntamente com plantas arquitetônicas que mostram o diagrama das intersessões entre as repartições, diversos cortes que revelam o interior da estrutura e as perspectivas das fachadas. Em suma, outras informações são acrescentadas como escalas dos personagens, elementos da locação e anotações necessárias para sua concepção.
VOO DO DRAGÃO
Esta atração proporciona uma experiência virtual de um voo de dragão através de uma projeção de 180 graus. É uma projeção mapeada que tem o propósito de surpreender o público, causando experiências imersivas com simulações realistas e visualizações multimídias fantásticas, utilizando quatro projetores de vídeo de alta resolução com ótimos softwares de renderização e um sistema de som surround. Por isso, a superfície escolhida é previamente mapeada por algum software, avaliando suas dimensões, os materiais compostos e suas cores. Assim sendo, o conteúdo visual é adaptado ao projeto, criado a partir do ponto de referência e da resolução do projetor. Então as luzes são direcionadas especificamente pelo posicionamento exato da lentes dos projetores que veem a geometria da estrutura. Enfim, após os preparativos com a potência, formato e o posicionamento da projeção, o conteúdo adaptado pode ser executado.
SALA DE ARTISTAS
Na Drawing Room, o público pode criar um curta animado utilizando software e equipamentos similares aos desenvolvidos para o estúdio. Os animadores da DreamWorks possuem uma estrutura de trabalho otimizada, baseada em fazendas de servidores em Linux no próprio estúdio. Eles tem estações de trabalho da HP com telas grandes e interface sensível baseada em tablet. Os arquivos são armazenados em data centers conectados à nuvem. Também existe um estúdio de captura de vídeo, onde o diretor vê uma cena antes que os animadores a desenhem.
A MAGIA DO APOLLO
Mas o destaque é o software proprietário da Dreamworks, o Apollo, criado para o filme Como Treinar seu Dragão 2. O Apollo aproveita a tecnologia multi-core da Intel e seus múltiplos núcleos. Como resultado, atualiza as animações em alta resolução e em tempo real. Também possui uma ótima integração com a biblioteca de animação, que contém poses para cada um dos personagens. Isso agiliza e facilita as modificações feitas pelas animadores. O software é composto pelo Premo (para animação) e o Torch (para iluminação). Premo manipula a pele, músculos e expressões faciais dos personagens em tempo real. E o Torch foi projetado para iluminar seus ambientes num filme mais complexo, utilizando o renderizador Moonlight. Com todos esses recursos, a qualidade e a velocidade do fluxo de trabalho foram melhorados. Além da grande redução nos orçamentos dos filmes da DreamWorks.
INFORMAÇÕES
DREAMWORKS ANIMATION: A EXPOSIÇÃO – UMA JORNADA DO ESBOÇO À TELA
Curadoria: ACMI (Australian Centre for the Moving Image) em colaboração com DreamWorks Animation Studio.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Data: 6 Fev. a 15 Abr.
Entrada Franca
Tel: (21) 3808-2020
E-mail: ccbbrio@bb.com.br
Mais informações:
Então aproveitem enquanto a exposição está aqui no Rio, pois depois será a vez dos mineiros de apreciarem este fantástico evento, no CCBB de Belo Horizonte, de 15 de maio a 29 de julho. Obrigado pela atenção dispensada e até a próxima!
Sobre o Autor