Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual

Diversas aplicações de identidade visual.

Manual de Identidade Visual

Olá para todos. Muitos pensam que para se ter um logotipo, basta fazer um belo desenho e aplicarem como quiser, mas estão equivocados. Se você usa um logotipo que não tenha um manual, sua marca pode não ter uma boa legibilidade, pode não transmitir os valores que você pretendia, sua identidade não fica coerente como um todo nas aplicações utilizadas, pois não tem orientações que ajudem a trabalhar em conjunto. A criação para uma marca de sucesso leva em conta diversos fatores, que são explicados num manual de identidade visual.

Manual de Identidade Visual do Cisne de Prata.

DEFINIÇÃO DO MANUAL

Um manual de identidade visual é um documento que abrange tudo em relação ao logotipo que representará sua empresa, negócio, serviços, pessoa, etc. Onde explica todas as etapas de sua criação, desde a descrição de quem ou o que a marca representará até exemplos de suas aplicações. Deve-se explicar todas as decisões cabíveis em cada etapa para manter o padrão determinado para a marca. Abaixo, descreverei algumas das etapas desse processo.

BRIEFING

Para entender o que o logotipo deve representar, deve-se fazer uma pesquisa intensa sobre quem a marca deve simbolizar. Seu histórico, seus valores, objetivos, perfil de sua clientela, concorrentes e outros perfis semelhantes do mesmo que poderão ser necessários para compor a sua imagem.

Diversos gráficos e análises.
Elementos que compõem o logotipo Video & Game Center.

ELEMENTOS GRÁFICOS

São as formas que compõem o logotipo e seus significados. Eles são essenciais pois devem representar e transmitir o que foi determinado no briefing.

TIPOGRAFIA

São as famílias de fontes escolhidas para funcionarem em conjunto com o logotipo e em outras aplicações relacionadas com o mesmo. 

Seis conjuntos tipográficos.
Logotipo Sublime indicado suas cores institucionais.

CORES INSTITUCIONAIS

São as cores definidas que tem significado essencial para a representação do logotipo. Devem indicar seu código de cores para não ter variações não permitidas. Aqui pode-se informar também as cores que possam complementar o logotipo em diversos layouts.

AREJAMENTO

É a área ao redor do logotipo. O espaço necessário para que o logotipo possa ficar legível e se destacar no layout, sem sofrer interferência de outros elementos no mesmo.

Área de arejamento do logotipo Aliança.
Duas versões do logo Estação Pardal.

ASSINATURAS PERMITIDAS

São as versões permitidas do logotipo, cujos modelos podem ter versões monocromáticas, verticais, horizontais, cores diversas, as adequadas conforme a mídia utilizada, para os setores/produtos/serviços que a marca possa trabalhar.

REDUÇÕES PERMITIDAS

São os tamanhos mínimos que o logotipo pode ser reduzido sem prejudicar sua legibilidade, em alguns casos, usasse uma versão projetada para esse propósito.

Reduções permitidas do logo.
Quatro fundos diversos e coloridos pra um logotipo.

USO EM DIVERSOS FUNDOS

São disponibilizados diversos exemplos (e regras) de fundos coloridos de cor chapada, em degradê e/ou de fotos para demonstrar em quais tipos de fundos são permitidos usar o logotipo, inclusive suas variações mais adequadas em cada caso.

USOS INCORRETOS

Aqui deve-se mostrar o que, em hipótese nenhuma, não pode fazer com o logotipo. Como distorcer o logo, usar cores não permitidas, tirar, mudar ou acrescentar outros elementos, mudar a tipografia, etc.

Quatro formas incorretas de representar logotipo Ponto de Sabor.
Folder e cartão da Estética & Postura.

APLICAÇÕES

Utilizamos as principais ou todas as possíveis aplicações onde o logotipo será utilizado. Uniformes, site, papelaria, cartões, anúncios, vídeos, etc.

Estes são alguns dos tópicos utilizados, mas não são regras rígidas para todos os casos. Em outros manuais, alguns desses tópicos têm nomenclatura diferente, são subdivididos ou nem são usados. Podem ter tópicos que não mencionei como estilo fotográfico, animação, grafismo complementar, hierarquia visual, regras de escrita, família de ícones, áreas de atuação, malha gráfica, slogan. Isso varia conforme os valores, os objetivos e as estratégias de cada marca. Um manual de identidade visual não é apenas um livro de regras, é um guia para esclarecer o que é a sua marca e fortalecer sua posição no mercado. Obrigado e até a próxima!

Sobre o Autor

Cláudio Soares administrator

Designer, webdesigner, generalista 3D e motion designer. Acredita que o constante aprendizado e a prática diversificada sempre ajudarão a encontrar soluções para variados projetos.

Deixe uma resposta