Manual de Identidade Visual
Olá para todos. Muitos pensam que para se ter um logotipo, basta fazer um belo desenho e aplicarem como quiser, mas estão equivocados. Se você usa um logotipo que não tenha um manual, sua marca pode não ter uma boa legibilidade, pode não transmitir os valores que você pretendia, sua identidade não fica coerente como um todo nas aplicações utilizadas, pois não tem orientações que ajudem a trabalhar em conjunto. A criação para uma marca de sucesso leva em conta diversos fatores, que são explicados num manual de identidade visual.
DEFINIÇÃO DO MANUAL
Um manual de identidade visual é um documento que abrange tudo em relação ao logotipo que representará sua empresa, negócio, serviços, pessoa, etc. Onde explica todas as etapas de sua criação, desde a descrição de quem ou o que a marca representará até exemplos de suas aplicações. Deve-se explicar todas as decisões cabíveis em cada etapa para manter o padrão determinado para a marca. Abaixo, descreverei algumas das etapas desse processo.
BRIEFING
Para entender o que o logotipo deve representar, deve-se fazer uma pesquisa intensa sobre quem a marca deve simbolizar. Seu histórico, seus valores, objetivos, perfil de sua clientela, concorrentes e outros perfis semelhantes do mesmo que poderão ser necessários para compor a sua imagem.
ELEMENTOS GRÁFICOS
São as formas que compõem o logotipo e seus significados. Eles são essenciais pois devem representar e transmitir o que foi determinado no briefing.
TIPOGRAFIA
São as famílias de fontes escolhidas para funcionarem em conjunto com o logotipo e em outras aplicações relacionadas com o mesmo.
CORES INSTITUCIONAIS
São as cores definidas que tem significado essencial para a representação do logotipo. Devem indicar seu código de cores para não ter variações não permitidas. Aqui pode-se informar também as cores que possam complementar o logotipo em diversos layouts.
AREJAMENTO
É a área ao redor do logotipo. O espaço necessário para que o logotipo possa ficar legível e se destacar no layout, sem sofrer interferência de outros elementos no mesmo.
ASSINATURAS PERMITIDAS
São as versões permitidas do logotipo, cujos modelos podem ter versões monocromáticas, verticais, horizontais, cores diversas, as adequadas conforme a mídia utilizada, para os setores/produtos/serviços que a marca possa trabalhar.
REDUÇÕES PERMITIDAS
São os tamanhos mínimos que o logotipo pode ser reduzido sem prejudicar sua legibilidade, em alguns casos, usasse uma versão projetada para esse propósito.
USO EM DIVERSOS FUNDOS
São disponibilizados diversos exemplos (e regras) de fundos coloridos de cor chapada, em degradê e/ou de fotos para demonstrar em quais tipos de fundos são permitidos usar o logotipo, inclusive suas variações mais adequadas em cada caso.
USOS INCORRETOS
Aqui deve-se mostrar o que, em hipótese nenhuma, não pode fazer com o logotipo. Como distorcer o logo, usar cores não permitidas, tirar, mudar ou acrescentar outros elementos, mudar a tipografia, etc.
APLICAÇÕES
Utilizamos as principais ou todas as possíveis aplicações onde o logotipo será utilizado. Uniformes, site, papelaria, cartões, anúncios, vídeos, etc.
Estes são alguns dos tópicos utilizados, mas não são regras rígidas para todos os casos. Em outros manuais, alguns desses tópicos têm nomenclatura diferente, são subdivididos ou nem são usados. Podem ter tópicos que não mencionei como estilo fotográfico, animação, grafismo complementar, hierarquia visual, regras de escrita, família de ícones, áreas de atuação, malha gráfica, slogan. Isso varia conforme os valores, os objetivos e as estratégias de cada marca. Um manual de identidade visual não é apenas um livro de regras, é um guia para esclarecer o que é a sua marca e fortalecer sua posição no mercado. Obrigado e até a próxima!
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